Por Karl Wiegers
Tradução e adaptação: Cristiano Foltran
Gerenciar projetos de software é difícil mesmo nas melhores circunstâncias. O gerente de projeto deve equilibrar os interesses dos stakeholders* diante das restrições de recursos e de tempo, tecnologia em constante mudança e as demandas inatingíveis, muitas vezes solicitadas por pessoas muito respeitadas dentro da empresa. Gerenciamento de projetos é um gerenciamento de pessoas, de tecnologia, de negócios, de riscos e de expectativas. É um ato de malabarismo com muitas bolas no ar ao mesmo tempo.
Infelizmente, alguns recém-formados gerentes de projetos recebem pouco treinamento sobre como realizar este trabalho. Qualquer um pode aprender sobre como desenhar um Gráfico de Gantt, mas os gerentes de projeto eficazes, também dependem de algumas habilidades que vêm muitas vezes de “dolorosas” experiências. Coaching e “dicas de sobrevivência” de pessoas que já estiveram nas trincheiras de gerenciamento de projetos, podem salvar você de aprender essas lições da maneira mais difícil (e na prática).
Nesta série de Artigos estão 21 dicas de sucesso que eu aprendi com projetos bem gerenciados e desafiadores. As dicas estão organizadas em 05 categorias:
- Preparando as bases para o sucesso;
- Planejamento do projeto;
- Estimando o trabalho;
- Acompanhando seu progresso e
- Aprendendo para o futuro.
Categoria 01 – Preparando as bases para o sucesso
Dica 01 - Defina os critérios de sucesso do projeto:
No começo do projeto, certifique-se que os stakeholders compartilham um mesmo entendimento sobre como eles determinarão se este projeto será ou não bem sucedido. Com muita freqüência, uma simples agenda de atividades pré-determinada é o único fator de sucesso aparente, mas certamente, há muitos outros no projeto que precisam ser avaliados.
Comece identificando os stakeholders e seus interesses e expectativas. Depois, defina de maneira clara e mensurável, quais são os objetivos de negócio a serem atingidos com a realização do projeto. Alguns exemplos são:
Aumentar a participação no mercado em uma determinada quantidade e em uma determinada data.
Alcançar um volume de vendas ou receitas específicas.
Alcançar medidas exatas de satisfação do cliente.
Economizar dinheiro desativando um sistema legado de alta manutenção.
Alcançar um volume de processamento de transações.
Estes objetivos de negócio devem impactar específicos critérios de sucesso do projeto, que devem ser novamente mensurados e rastreados durante a execução e ao final do projeto. Isso inclui o alcance das datas do cronograma e/ou do orçamento do projeto, proporcionando funcionalidades que satisfaçam os testes de aceitação realizados pela área cliente, cumprindo com os padrões da indústria ou regulamentação governamental, ou enfim, alcançar marcos tecnológicos específicos.
Também é importante manter os olhos atentos à satisfação dos membros da equipe quanto ao trabalho realizado, algumas vezes indicada pela taxa de desligamento dos profissionais da equipe e pela disposição deles para fazer o que for preciso para tornar o projeto bem sucedido. Os objetivos de negócio do projeto definem o objetivo maior a ser alcançado, portanto, não importa se você cumpriu o cronograma e o orçamento, se esses objetivos não estão claramente alinhados com o sucesso do negócio que foram definidos.
Não se esqueça que nem todos os critérios de sucesso podem ocupar o topo da lista de prioridades, você terá de tomar decisões para satisfazer suas prioridades mais importantes. Se você não define prioridades claras para o sucesso do projeto, os membros da equipe podem acabar trabalhando com objetivos opostos, sendo levados à frustração, stress e a eficácia do trabalho em equipe será reduzida.
 |
Receba em seu email um aviso e resumo de cada uma das 21 Dicas quando publicadas. |
 |